Etiquetas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Origem do canário lizard

Desde há muito que as aves fazem parte da companhia do homem, quer para alimentação, quer de estimação e até para trabalho como as emas, os gansos, os mergulhões, os pombos-correios e muitos mais. Lembro-me que no tempo da guerra colonial portuguesa os soldados muitas vezes traziam um periquito, ou um papagaio ao ombro, o seu companheiro de tantos anos de solidão e medo.

... e havia o canário, serinus canaria predilecto da nobreza e clero, em tempos muito mais recuados. Na nobreza por ser fino e pela grandiosidade do seu canto que deslumbrava. No clero, pela paz e pureza relacionados não só pelo canto, mas também pela mística espiritual que envolve a companhia deste maravilhoso passarinho. Ainda hoje monges cristãos, criam canários dando-lhes amor e recebendo em troca amor também. Só quem criou canários pode compreender a riqueza espiritual que esta ave proporciona, talvez a grande resposta do porquê criar canários.

O Lizard é a raça mais antiga de canários que não sofreu alterações na sua forma, apareceu no princípio do século XVI em França sendo, a meu ver, fruto do cruzamento de um canário comum verde com um outro serinus. Pode ter sido fruto de cruzamentos entre o canário comum e o Canário Listado, natural das terras altas da Tanzânia, cuja aparência é muito semelhante à do actual canário Lizard, tanto no desenho dorsal como peitoral. Pode também ter aparecido com cruzamentos entre um canário comum e um vulgar serzino actualmente europeu também chamado de chamariz, ou milheirinha, Serinus serinus, que apenas surgiu no Velho Continente, vindo de África, nos finais do século XIX, apresentando-se ainda hoje com fenótipos variados. Esta espécie aparece, por vezes na natureza, com muitas características semelhantes às do actual Lizard nomeadamente com listas no peito e uma aproximação de escamas dorsais. Estes traços poderiam ter sido seleccionados ao longo dos anos, pois do cruzamento entre canários e serzinos resultam descendentes férteis.

Não creio que tenha havido uma mutação. Assim, possivelmente, temos o Lizard fruto de um cruzamento entre canário comum e canário listado da Tanzânia, ou um serzino. Talvez mais a hipótese de um cruzamento entre canário comum verde com algum serzino Africano. A hipótese de cruzamento com o Canário Listado da Tanzânia é pouco provável pois estes serinus vivem a grandes altitudes onde a pressão atmosférica é muito baixa. Povoam áreas acima dos 2000m2. E lembremo-nos que A Tanzânia era uma colónia Inglesa e os primeiros Lizards surgiram em França. Será que existia alguma espécie de serinus na Europa, no sec. XVI, que acabou por desaparecer deixando-nos como herança o nobre Lizard?

Os Lizards, sem se saber porquê, aparecem em França com intuito lucrativo, sendo levados para Inglaterra em meados do século XVI aquando da divergência entre católicos e protestantes. Então, em Inglaterra o chamado "Comun French Canarie" tomou a designação de LIZARD. Comparado, devido ao desenho das suas penas, a um lagarto. Esta raça foi a única que se manteve inalterável ao longo do tempo.
A revolução industrial no Século XIX e a melhoria da qualidade de vida, deu em Lancashire oportunidade aos operários da indústria têxtil de conseguir satisfazer o seu desejo de criar canários. Para o canário Lancashire e também para o canário Lizard foi formado o primeiro clube especializado chamava-se "ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES LANCASHIRE E LIZARD ". Esta associação subsistiu até 1939, quando a 2ª guerra mundial explodiu. Mas esta raça, embora tão querida de todos, sem se saber porquê, começou a rarear estando quase extinta após a 2ª grande guerra. Foi no pós guerra que vários criadores experientes, a partir de um reduzido número de casais, conseguiram a continuidade da raça.

Hoje em dia começam-se a encontrar Lizards por todo o Mundo, existindo associações dedicadas a este género de canários, nomeadamente em Inglaterra, proporcionando exposições e concursos exclusivos da raça.

Há muitos mistérios para solucionar neste belo passarinho como o caso do schimel ou neve. A ave apresenta manchas brancas nos bordos das penas e mesmo penas brancas, que aparecem no 2º ano de vida e também durante o 1º ano se perderem penas, o que se deve evitar. Porquê este fenómeno?
É comparável ao aparecimento de cabelos brancos no homem? Ou o fruto de uma de uma despigmentação atípica? Será que se pode contornar este defeito através da selecção feita pelos criadores? É um bom desafio. Outro seria conseguir-se Lizards sem coroa, que ao se cruzarem, dessem garantidamente Lizards sem coroa e este factor fosse constituinte do genótipo.

Assim e com o propósito de assegurar o futuro do Canário Lizard, compete-nos a nós criadores difundi-lo, com o intuito de melhorar a raça e torná-la acessível a todos os que a desejarem criar.

Sem comentários:

Enviar um comentário