Etiquetas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dimorfismo sexual nos canários



Canário macho




Canária fêmea






Dicas para determinar o sexo nos canários:


Este é um dos problemas que criam diversos embaraços aos criadores, quer seja na hora de comprar um determinado pássaro, vender ou planejar a criação. Vamos enumerar diversas sugestões para a determinação do sexo de canários:
1 - Os machos cantam e as fêmeas raramente o fazem.
2 - Nos canários da linha escura, as fêmeas apresentam nas costas, um manto mais marrom (feomelanina) que os machos.
3 - Pela cor dos pais pode se chegar a cor dos filhotes conforme tabela; onde se o pai for homozigoto, ou seja, não portar nenhuma cor, todas os suas filhas terão cor idêntica à do Pai. Esta tabela foi feita a partir de canários com a cor de fundo amarela.
4 - Canários de cor mosaico que apresentam características sexo dimorfas entre os machos e as fêmeas: os machos apresentam máscara facial bem definidas, maior que as das fêmeas. Também mais cor no peito e dorso.
5 - Vários criadores alegam que pela forma do ovo pode-se determinar os sexo do filhote onde os ovos mais ponteagudos são machos e os mais arredondados são fêmeas.
6 - Terminado o período de muda, podemos definir o sexo pelas características cloacais. Colocando-se o pássaro no palmo da mão, com o ventre para cima veremos conforme o desenho abaixo: o macho apresenta o órgão genital em formo de pequeno gancho, enquanto as fêmeas ficam inchadas como se o ovo fosse sair. Também, nas fêmeas, as penas que circundam, a cloaca tem aparência de leque, enquanto os machos tem a forma de tufo ou espanador, conforme ilustração abaixo.

FENOTIPO DOS FILHOTES
PAI
MÃE
MACHOS
FÊMEAS
IsabelVerdeVerdeIsabel
IsabelÁgataÁgataIsabel
IsabelCanelaCanelaIsabel
CanelaÁgataVerdeCanela
CanelaVerdeVerdeCanela
ÁgataVerdeVerdeÁgata
ÁgataCanelaVerdeÁgata
AcetinadoNormalNormalAcetinado
MarfimNormalNormalMarfim
PastelNormalNormalPastel
  1. Em relaçăo ŕ cor de fundo dos canários; Vermelhos e Amarelos, as fęmeas apresentam um nevadismo mais disperso pelo corpo que os machos.
  2. A distância entre o diafragma e a cloaca é maior nas fęmeas. Apresentam um abdomem mais longo.
  3. A partir de uma linha imaginária, partindo do bico, direçăo aos olhos, geralmente as fęmeas tęm os olhos acima desta linha, aparentemente justificado pelo fato disto permitir ver na hora da alimentaçăo dos filhotes.
  4. Após a primeira muda, os machos apresentam mais cor na fonte, encontro das asas e toda a sua cor de fundo é mais intensa.
  5. Normalmente os machos săo mais agressivos, tęm maior vivacidade e todo um porte mais avantajado. Todos estes itens, exceto os de acasalamento, săo muito mais orientativos do que conclusivos. Entretanto, permitem uma margem de acertos bastante grande. Este trabalho foi organizado através de pesquisas de vários artigos em revistas especializadas.


alguns exemplos nos canarios com máscara:





Sem comentários:

Enviar um comentário