Etiquetas

sábado, 4 de fevereiro de 2012

As sementes: a sua origem e as suas propriedades

Alpista



Designação vulgar de plantas herbáceas da família das Gramíneas ou Poáceas e do género Phalaris.
A alpista Phalaris canariensis é uma planta anual, com caule robusto. As espiguetas reúnem-se num tirso ovoide ou oblongo, cada uma possuindo uma única flor fértil acompanhada de duas flores estéreis rudimentares, reduzidas à glumela inferior. A flor fértil é envolvida, também, por duas glumelas aladas, com a asa inteira. O ovário é unilocular, súpero e glabro. O fruto é uma cariopse.
A alpista é originária das Ilhas Canárias e cultivada para a semente ser utilizada na alimentação de pássaros.
São outros exemplos de alpista a Phalaris coerulescens (alpista-de-água), que se encontra nos terrenos húmidos, valas e beiradas dos caminhos dos arrozais, a Phalaris brachystachys (alpista-brava), que é espontânea e invasora das searas. O tamanho e aspeto dependem muito do país de origem,
Componente principal da maioria das misturas, não só para canarios.

Aveia descascada



Ingerida com gosto e alimentada com facilidade às crias no ninho. Quantidade demasiado elevadas podem levar à obesidade.


Cânhamo



Sementes da planta Cannabis. Contém proteinas de alta qualidade. As crias adoram ar-se que os pais as alimentem com esta semente. Estimula o ardor sexual nos pássaros( atenção podem tornar-se demasiado excitados)


Linhaça



Sementes de linho. De cor escura ou clara. Contém um teor elevado de ácido gordo omega -3, essencial para a formação da plumagem. Melhora a digestão por via das suas características mucíparas.


Níger



A maioria dos pássaros adora esta semente que é bastante cara, mas que não pode faltar numa mistura de qualidade. É uma das poucas sementes que tem um ótimo equilibrio cálcio/fósforo.


Semente de nabo



Tem um sabor doce. A sua cor forte depende bastante da zona de produção. Rico em proteínas e gordura e, por isso, usar com moderação. A semente de nabo é redonda, preta acastanhada, do tamanho da cabeça de um alfinete.
De um sabor adocicado fazendo dela uma autêntica perdição para muitas aves.
O seu uso fora das misturas convencionais deve ser condicionada. Esta semente e muito rica e em excesso causa terríveis danos ao fígado.
O nabo pode também ser fornecido cozido e depois de lavado é adicionado a outro tipo de comidas.
Ex: Papas húmidas ou cous-cous. É um óptimo alimento para as crias, os pais adoram.


Semente de colza





Maior e mais escuro que o nabo. Tem um sabor mais amargo. O valor nutritivo é igual ao do nabo.


Semente de Papoila




São sementes muito ricas em gordura. Têm propriedades calmantes. Muito apropriado para acalmar passaros de exposição. Podem no entanto travar o canto.


Dari ( sorgo branco)





Pertence à familia dos " milhos alvos". Tem bom padrão de aminoácidos.


Arroz Paddy




Arroz com casca. Elevada digestibilidade.


Milho-Alvo amarelo



O milho-alvo mais corrente. É composto, como a maior parte das sementes desta famili, por hidratos de carbono.


Milho-Alvo branco




Estas sementes de boa qualidade são menos duras.


Milho-Alvo vermelho





Sementes mais duras que as outras deste grupo. A sua cor torna as misturas mais atraentes.  São grãos ricos em carboidratos e possuem fácil digestibilidade. Seu uso principal é nas misturas para pássaros silvestres, pássaros exóticos, periquitos e grandes periquitos.

Milho-Alvo japonês





O milho alvo mais rico em proteínas. Aumenta a qualidade de qualquer mistura.


Painço Amarelo





Um tipo de milho alvo de grão mais pequeno e por isso ideal para misturas de cria. Existem muitas sub-famílias desta semente.


Painço Vermelho





Espécie de milho-alvo muito fino.

Sem comentários:

Enviar um comentário