Etiquetas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Técnicas de criação de Tentilhão-comum





Depois de um longo período, que vai de setembro a meados de fevereiro, em que os tentilhões fazem a muda e atravessam o inverno, deve-se começar a preparar a época de acasalamento. Pouco a pouco e de forma gradual, vai-se disponibilizando maior quantidade de alimento vivo( tenebrio, larvas de búfalo, micro-grilos, formiga de asa e "pinkis" ricos em proteínas e gordura), bem como sementes germinadas.
Aumentando, gradualmente esses alimentos, chegarão ao início de março preparados para o período mais importante e emocionante na vida dos tentilhões, a reprodução.
A criação de tentilhões não é atualmente, algo impossivel de se fazer, como se pode observar na variedade de mutações existentes. Em Portugal, ainda estamos um pouco atrasados em relação a isso, e ainda estamos agarrados ao mito de " criar tentilhões em cativeiro é impossivel", mas na Itália e Belgica( principalmente na zona da Flandres, onde chegam a ser considerados animais domesticos). Com a disponililidade de aves nascidas em cativeiro, torna-se uma tarefa bem mais fácil. As aves criadas em cativeiro( com aves de captura as hipóteses são reduzidas), não dão mais problemas que a criação de outros fringilideos. Havendo bons e maus reprodutores, como em todos os passaros, embora se deva tentar perceber se o problema  não é em grande parte nosso ( ex: escolha errada de parceiros, aviario, etc).
O mais importante é, colocar as aves em condições ideias onde se sintam seguras e confortaveis. Os aviários, devem de ter dimensões minímas 1.5mx1.5mx1m( o que não quer dizer que não criem em aviários de dimensões inferiores), tendo sempre em atenção que aviarios exteriores, podem estar mais vuneráveis as condições atmosféricas. Os aviários interiores, com sistemas de controlo de temperatura, humidade e luz, fornecem condições ideias para o sucesso na criação.Os aviários devem ter vegetação, varios poleiros expalhados, locais onde a fêmea se consiga refugiar de um macho mais "cioso", plantas selvagens, terra da floresta, areia e um recipientecom água para as aves tomarem o seu banho diario. A implementação dos ninhos, deve ser o mais variada possivel, tentando sempre perceber qual o local preferido de repouso da fêmea,porque uma má localização pode não dar a segurança devida á fêmea e consequentemente ela não avançara para a construção, ou então pode construir e desmanchar vezes sem conta mas nunca colocará um único ovo. Em geral, os tentilhões gostam de um local iluminado pela luz direta. O material  para construção do ninho, deve ser claro ou branco, como pelos de animais, algodão, juta, sisal e musgo.
Mas voltando um pouco atrás, os casais devem passar os meses de inverno em gaiolas menores, femeas podem ficar juntas sem haver grandes problemas, para além de as tornar menos ariscas o manuseamento torna-se mais fácil. No caso dos machos é preferivel estarem cada um na sua gaiola, por um lado para os mais novos poderem " estudar" o canto descansados, por outro lado os mais velhos ainda estão com alguns efeitos da época de cío, e podiam lutar entre si.
A meados do mês de janeiro, deve-se fazer a escolha dos casais,  colocando-os nos respetivos aviários, tendo sempre em atenção o relacionamento e compatibilidade das aves. Um casal que nesta fase lute entre si dificilmente terá grande sucesso de futuro. A partir deste mês, os dias começam a crescer e a luz vai aumentando forma gradual, tendo os tentilhões mais tempo para a sua atividade díaria, com um consequente aumento de enérgia e consumo de alimento. Nota-se ,que as aves mudam lentamente o seu comportamento, as fêmeas ficam mais ativas e nervosas, os machos aos poucos aumentam a intensidade do seu canto, A nível alimentar, para além da papa insetivura, deve-se começar a dar canhamo, niger, germinado, e aos poucos ir inserindo alimentos vivos.
Deve-se ainda, dar um ultima vista de olhos nas condições fisícas das aves, bico e unhas demasiado grandes que podem provocar acidentes desagradáveis se ficarem presas onde menos se espera. Algum criadores cortam as guías aos machos, para o caso de eles serem muito "ciosos" não terem tanta facilidade em perseguir as fêmeas, mas eu pessoalmente prefiro que eles fiquem com elas completas. Porque embora seja uma pouco habitual, há machos que duranto o choco se portam bem e até chegam a alimentar as fêmeas, ajudar na alimentação das crias e até mesmo a limpar o ninho. O importante mesmo, é conhecer bem o caráter do macho e assim evitar surpresas.
Com o passar do tempo, os dias de inverno ficam para trás,  entra-se em março e com ele vem a primavera e a suaforça renovadora faz-se sentir. Os machos estam cada vez mais ativos, cantando uma musica poderosa e quase incessante, que serve para seduzir as fêmeas bem como para marcar o seu território.
Depois de concluido o ninho, a fêmea avança para as postura do primeiro ovo, nessa mesma noite deve-se retirar o macho( no caso de sentir confiança pode deixar ele ficar mais 1 ou dois dias, ou mesmo ficar com a fêmea durante o ciclo todo), e coloca-lo numa gaiola mais pequena, dentro ou encostado ao aviário para nunca perder o contato com a fêmea. A partir deste momento, os insetos são a base da alimentação e não podem faltar( cuidado com o alimentos cozidos, podem-se degradar com as temperarturas mais altas) aos pais e ao recém nascidos. Pode ainda reforçar, dando papa de ovo caseira com leite, tambem muito ricos em próteina. Não abusar em frutas ou legumes, porque nem sempre são muito aconselhadas.
Os ovos eclodem em aproximademente 12/13 dias, altura em que se deve estar de novo ao comportamento dos machos( casos tenham ficado durante o choco com a fêmea, agora podem ficar impacientes e mandar as crias fora do ninho para avançarem para novo ciclo), e retirar caso seja necessario e voltar a colocar por volta do setimo dia, sempre com a vigilancia do criador. Caso se revele agressivo retira-se,  voltando a colocar depois de as crias estarem criadas. Neste caso deve-se estar atento á fêmea, não vá ela avançar para nova postura sem estar galada pelo macho. Para evitar isso, pode acabar de criar os passarinhos á mão com papas proprias existente no mercado, libertando assim a fêmea para nova postura.
Se pretender anilhar os passarinhos, tenha em consideração que esta aves não são tão faceis como os canários, não pela dimensão mas sim pela desconfiança da fêmea, coloque alimento nesse momento distraindo assim a fêmea, tornando a tarefa mais segura e evitando que a fêmea os rejeite.
As crias, desenvolvem-se rápidamente, e se tudo correr bem em aproximadamente 25 dias estam a comer sozinhas. É nesta altura que o consumo de insetos é maior, tenha sempre em atenção este aspeto e nunca deixe faltar. Neste momento as crias estam prontas a ser separadas dos pais, devendo ser colocadas numa gaiola não muito grande e com os comedouros bem visiveis( de preferência da mesma cor.
Desta forma, e uma vez que estam todas juntas, as crias não iram sentir tanto a mudança. Aos poucos vai-se iniciando as aves á místura com germinado, de seguida inserem-se as frutas e legumes,e em pouco tempo eles já estam a comer de tudo.
Mas a harmonia familiar é de curta duração, por volta dos 2 meses os machos começam a demonstrar agressividade em si. Deve-se entao,separar os machos em gaiolas individuais,para desenvolverem o seu canto, e de certo modo se tornarem mais dóceis. As fêmeas, podem ser colocadas juntamente, num aviário mais pequeno que o de criação. Em princípio, não devem causar problemas entre si, mas deve-se estar atento.
Pode haver sistemas melhores, mas é com este sistema que vou utilizar. Mas estou sempre disponivel para correções.




 Tentilhão-comum a acasalar


Fêmea em pleno choco


Fêmea alimentando as crias


Macho cheio de cio


Crias de tentilhão-comum




Tentilhões-comum a serem criados á mão



1 comentário:

  1. Adorei eu pessoalmente tenho um casal destas aves que me foi dado acho que vieram de Espanha mas não tenho certezas, e tou a tencionar fazer criaçao delas ou pelo menos tentar achas que podem tar misturadas com outras especies comop dom fafes e bicos de lacre esses tao todos anilhados menos os titelhoes que me foram oferecidos como ja tinha referido e tenho os todos juntos numa gaiola grande

    ResponderEliminar