Etiquetas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Criação e manutenção de uma colonia de formigas

As Lasius niger são uma das espécies mais fáceis de manter, desenvolvem-se muito bem à temperatura ambiente no Verão, podem ser alimentadas com soluções de mel e insectos mortos. A rainha Lasius niger, pode viver mais de 20 anos em cativeiro e as colónias podem tornar-se muito complexas, mas nos primeiros anos não necessitarão de um setup muito grande.
SETUP
Quando receber a sua colónia ela chegará dentro de um tubo de ensaio, com água suficiente para durar mais um mês. É de extrema importância que não se tente mover à força as formigas para a sua nova casa, uma vez que é muito difícil, mas elas fá-lo-ão assim que estiverem preparadas.
Embora não pareça uma boa casa, para a Lasius niger, o tubo de ensaio é uma casa excelente, onde podem criar colónias de até cerca de 100-200 obreiras, e é quente e húmido, com apenas uma entrada e uma saída, portanto é muito fácil de defender.
Convencer a colónia a sair do tubo de ensaio pode ser uma odisseia, mas há algumas formas de as “forçar”.
Colocar o tubo numa zona bem iluminada e escurecer a outra parte e mantê-la húmida é o suficiente para persuadir a colónia a mudar-se.
Formicarium Formicarium é o nome correcto para um setup designado para formigas. A melhor forma de alojar uma colónia de Lasius niger é uma “Ant farm” e uma pequena zona de alimentação.
Este tipo de setup (esquerda) é excelente para uma colónia inicial. Basicamente é constituído por 2 peças unidas por um tubo de borracha, onde uma das partes é cheia com areia o que permite às formigas criar túneis e câmaras para viverem.
Muito importante:
Nunca colocar o formicarium directamente à luz do sol. Apenas 15 minutos chegam para “cozer” as formigas.
ALIMENTAÇÃO
Alimentar formigas é extremamente simples…
- Rainha – proteína (insectos mortos ou gelatina proteica) e mel (açucar)
- Obreiras – açúcar ou solução de mel
- Larvas – proteína (insectos mortos ou gelatina proteica)
HUMIDADE
Lasius niger não necessitam de um valor específico de humidade, no entanto o ninho tem de ser mantido húmido. A melhor maneira de conseguir isto, é colocar uma camada de 2cms de Leca no fundo da “Ant farm” e colocar uma palhinha com algodão em ambas as extremidades. Assim podem encher facilmente o fundo da “Ant farm”. A Leca ensopará a água e libertará a humidade para a mistura de areia assim que esta começar a secar.
EVITAR FUGAS
A melhor forma de evitar fugas é o uso de vaselina. Basta fazer uma barreira de cerca de 2 cms de largo, à volta do topo do aquário (numa “Ant farm” não será muito necessário, pois costumam a ser estanques).
DOENÇAS, BOLOR E PARASITAS
Existem muitas coisas que podem matar uma colónia, mas seguindo alguns passos simples, podem-se evitar a maior parte delas.
1 – Retirar toda a comida que não foi aceite depois de 48horas, para evitar o crescimento de bolor.
2 – Manter a “basin” bem ventilada. Isto evitará o crescimento de bolores.
3 – Ferver sempre os insectos por 10-30 segundos, antes de os oferecer às formigas para matar os parasitas que possam ter.
4 – Antes de adicionar areia à colónia, pô-la no forno a cerca de 200ºC por cerca de 30 minutos.
HIBERNAÇÃO
O Inverno é muito importante para as colónias de formigas. As rainhas “recarregam baterias” para o ano seguinte e quando chegar a primavera, ela fará enormes posturas e haverá um aumento massivo da colónia.
Não é obrigatório hibernar a colónia, mas se não o fizer, a rainha não viverá tanto tempo e a colónia não será tão saudável como se as hibernar.
Para hibernar as suas formigas, deverá baixar a temperatura da sala para abaixo de 10ºC, durante cerca de 6 semanas.
Como o faz depende muito da forma do setup, mas no caso de usar uma “Ant farm”, poderá enrolá-la naquele plástico com bolhinhas e colocá-la no barracão na rua (caso tenha um) desde meados de Setembro até finais de Outubro. Continue a verificar as formigas e a alimentá-las como normalmente faria.
Assim que a temperatura atingir o valor ideal, elas entrarão em hibernação e a actividade da colónia diminuirá drasticamente. Durante os meses de Inverno (finais de Outubro a finais de Fevereiro) não verá quase nenhuma actividade no ninho, mas continue a verificar as formigas, pois assim que começar a haver actividade à procura de comida deverá alimentar novamente as formigas.
Quando a temperatura aumentar em Março as formigas estarão prontas para voltarem para dentro de casa. Atenção que elas estarão muito activas e famintas, por isso alimente abundantemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário