Etiquetas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tentilhão-comum

O tentilhão-comum (Fringilla coelebs) é uma ave da família Fringillidae. O macho caracteriza-se pelo bico grosso, característico dos granívoros, e pela plumagem azul na cabeça e nuca, vermelha e esverdeada nas costas, com manchas brancas-e-pretas nas asas. Com um tamanho de 15cm e pesando entre 22g e 29g.


Por outro lado, as fêmeas têm cores menos exuberantes, com o corpo cizento-acastanhado, mais claro nas partes  inferiores do corpo, e o mesmo padrão nas asas.


 
Aqui pode-se ver um casal em pleno voo.






O macho, mostra uma plumagem colorida e não pode ser confundida com outros passarinhos. As suas penas médias, são cobertas com brancos (2a), a barra de asa branca (2b-c), as penas exteriores brancas da cauda, visíveis em qualquer idade são notadas tanto num pássaro pousado como  em vôo.  Nas fêmeas, os mesmos detalhes aparecem, a grande mancha branca (a) e da barra das asas (bc), mas são significativamente reduzidos. Mas até mesmo esses detalhes menos óbvios são suficientes para evitar confusão com o pardal ou o rouxinol jardim.


Evolução da plumagem da cabeça do macho



Na primavera de todos os pássaros usam cores mais vivas, especialmente os machos. Esta adaptação temporária da plumagem é um meio visual de comunicação que gera um caráter dominante, tanto para defender o território, bem como para atrair uma companheira. Nos tentilhões, a plumagem menos colorida do macho é o resultado de desgaste penas da cabeça.1 Depois da muda Outono, a cabeça tem uma cor amarelo-claro uniforme, mas ligeiramente diferente das penas da coroa (a), A cor azul da coroa é exibida (2), num bom número de tentilhões, durante o inverno, devido a um menor desgaste das penas, consequente pernanência do tom azulado na cabeça.,  As franjas permanecem parcialmente camurça (a). Uma vez que o desgaste robordos se torna mais visivel nas penas centrais (b), perde-se tambem um pouco o tom azul da testa (c),  o preto da franja (a) e plumagens de cossissuras( d), tambem se esbatem um pouco. Na primavera, depois da muda pré-núpcial, o tentilhão volta a assumir a sua aparência exuberante. .

Observação da muda e da respectiva idade


imagem 1


imagem 2


1. Na primeira muda, substitui completamente todas as penas, nos tentilhões novos (PC) e  entr-médias (TM) da asa. Cerca de 14% dos tentilhões muda todas (GC). Os outros realizam uma muda parcial, 1-3, as externas GC permanecem até a próxima muda.
 2. Pós-juvenil muda em andamento: GC 3 (a) não muda, as penas perdidas (b) está a substituir gradualmente e mostrar diferentes estágios de desenvolvimento. A comparação entre (c) e (d) mostra uma maior intensidade no centro do negro (c). Esta diferença vai separar as penas juvenis e postjuvéniles.
 3. Neste macho, as penas 2 (a) e 8 penas pretas (b) preto pode separar as duas gerações e caracterizar a pós-juvenil muda parcial.   Penas molted aparecem mais escuras na mesma pena 2c, a parte branca da ponta também é mais bem definida. Também deve ser lembrado que os abrigos primários (PC) são selecionados, eles parecem relativamente estreito, pontiagudo e preto.
 4. Na fêmea adulta, pode haver alguma dúvida sobre a GC externo, o menor contraste pode ser explicado pelo efeito de transparência. Este GC é, necessariamente, qualquer uma das tampas e não tirar proveito da intensidade devido à sobreposição. Forma ampla e arredondada da AL (Alula) e PC, o tom, sem muito contraste com as penas vizinhos defendem um pássaro plumagem pós-nupcial. Neste caso, a determinação da idade será confirmado por exame de penas de cauda (5-8-9).


imagem 3


imagem 4


imagem 5


imagem 6 e 7    


imagem 8 e 9        

5. Revisão de penas: - A casa branca Vexille de R 6-5 é um modo de comunicação visual muito aparente no momento da fuga. Melanina baixa que parte da caneta tem uma fraca resistência ao desgaste. - As retrizes centrais R1 um pássaro plumagem pós-nupcial mostram uma mancha escura (a) e uma extremidade mais larga e arredondada R6 (b). - 6-7-8-9 Uma série de tentilhões, principalmente aqueles que nasceram no início da primavera substituir R1 durante a primeira muda. Um ponto em R1 não significa que o pássaro é um adulto, pois contra a falta de mancha indica que o pássaro está na plumagem juvenil ou 1Y/2Y pós-juvenil e de idade.  O desgaste pode afectar a forma do R6 (6) e torná-lo menos afiada.

Detalhes


imagem 1


imagem 2


imagem 3


imagens 4 e 5


imagens 6 e 7


1. Na primavera, o aumento dos hormônios masculinos provoca um bico escuro pronunciado.
2. Fora da época de reprodução o bico volta a sua cor normal. Protejido pelas comissuras penugens do pescoço (a) e das narinas (b).
3. O bico (a), a lançar um canto. Esta posição, fornece informações sobre o tipo de semente que o pássaro,  engere pelo seu bico. A aresta de corte de ambos os mandíbulas forma uma saliência (b) aumenta o efeito de pinças. Ele é concebido tendo em vista a posição relativa destes detalhes que a ave "sente" quando a semente está no lugar certo para ser descascado.
4. Penas que cobrem as narinas.
5. As penas nasais mais curtas e têm desenvolvido uma mais rica em filamentos. A filtragem do ar é provavelmente o seu papel principal. Pode-se considerar também que inibem o ar frio apesar de menos duro do que corvídeos.
6. As penas que adornam os cantos como um feixe de arame suposto filho para transmitir informações para o cérebro através de uma área altamente inervado.
7. Inverno faixas revela que essas penas molt em dezembro. Os tentilhões ou norte, os greenfinches alimentação nas sementes secas e duras, beechnuts, Samaras na natureza ou alimentadores de girassol. Para evitar lesões nos cantos, se o projeto de lei tem detectores em bom estado na época.

Distribuição

Distribui-se por toda a Europa, pela Ásia central e pelo Norte de África. Frequenta zonas florestais, como pinhais, sobreirais e matas de folhosas. Constrói o seu ninho nas árvores.
Em Portugal o tentilhão-comum é uma espécie residente, que está presente durante todo o ano, mas durante o Outono e o Inverno verifica-se um aumento dos efectivos, devido à chegada de indivíduos provenientes do Norte da Europa, que aqui vêm passar a estação fria.
Durante este período o numero de aves é maior, mas esta espécie comporta-se de forma muito discreta, voltando a fazer-se notar na Primavera com o seu canto melódico.

Em cativeiro:
O tentilhão não necessita um tratamento especial, além do normal, visto ser possivelmente o fringilideo com maior robustez. É um passaro bastante agitado, mesmo os nascidos em cativeiro, que vai acalmando com o tempo. Se a intenção for só apreciar o seu magnífico canto, não nessecita de uma gaiola muito grande, embora também não concorde com aqueles gaiolas pequenas geralmente usudas para o efeito.
Em cativeiro, o tentilhão é encontrado em várias mutações: fator de Bruno (ligada ao sexo e recessivos), Ágata  (ligados ao sexo e recessivos), Opal (autossômica recessiva), Albino e  mutações não reconhecida: Isabelle e pastel visto não serem mutações mas sim sobreposição de cor (ligada ao sexo e recessivos) Geralmente, tentilhões são anilhados com a medida 2,9 mm.





















Tambem ocorrem algumas mutações na natureza




















Sem comentários:

Enviar um comentário