Etiquetas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Germinado

Meus amigos a semente germinada antigamente era uma das coisas que mais problemas me davam devido fungos que se criavam e maus cheiros e como é obvio as sementes não ficavam em condições de dar aos passaros...

Estive mesmo a pensar em comprar uma máquina de germinar sementes, até que um amigo me ensinou a fazer o germinado como deve ser e sem problemas nenhuns.

Eu faço assim:

1º pego num frasco com tampa, ponho lá dentro as sementes e deito água e uma colher de chá de vinagre de Sidra (Atenção não é Vinagre é Vinagre de Sidra) de seguida fecho bem o frasco

2º coloco o frasco dentro de um armário no escuro e deixo lá ficar um dia.

3º pego numa rede daquelas dos aquarios (usadas para apanhar os peixes) ponho-a suspensa e deito lá as sementes.

4º pego numa garrafa de um litro encho a de água e uma colher de vinagre de sidra misturo bem e deito por cima das sementes que ficam a escorrer.

5º nos dois dias a seguintes novamente vinagre de sidra pra cima das sementes.

6º assim que vejo que as sementes estão a germinar pego na rede meto-a debaixo de água corrente, sèco e sirvo aos passaros.( devoram tudo num instante)

Tenho feito assim e garanto-vos não fica nada de cheiros nem nada de fungos, ficam impecáveis( o numero de dias necessarios pra germinar varia)

Há que ter em atenção o seguinte: dar a quantidade ideal para que não sobre nada ( se sobrar deitar fora pois as sementes vão apodrecer)
As sementes que eu uso é 50% de mistura própria pra germinar e 50% da mistura da mistura que dou ás aves.

O ideal era ser só sementes para germinar porque germinam todas ao mesmo tempo mas como isto anda em crise misturo um pouco das sementes da mistura e não tenho tido problema nenhum, até algumas sementes de aveia descascada que supostamente não deviam germinar ás vezes germinam.

Aqui fica uma foto, como podem ver tenho as sementes mesmo próprias e das outras todas misturadas.


Cumprimentos á malta!
Sementes cozidas
Vou vos deixar aqui duas ementas caseiras as quais n são da minha autoria mas interessantes e que uso nas minhas aves.

As sementes cozidas são uma forma mais eficiente e rápida de se ter sementes sempre disponíveis para dar aos nossos pássaros.
São por norma sementes de germinar, só que são cozidas.
As sementes cozidas são mais moles, não correm tantos riscos de apanhar fungos e outras coisas inerentes a germinação ao ar livre e as aves adoram, já sem falar nas que têm filhotes para alimentar.
Muitas vezes as fêmeas ficam a espera que o criador coloque as sementes para poderem alimentar as jovens crias, saltitam de um poleiro para o outro como quem diz “ estou a espera”.
Modo de preparação:
Coloca-se uma panela relativamente pequena ou mesmo uma cafeteira ao lume com água. Quando esta estiver a começar a ferver introduzimos as sementes lá dentro.
Agora e só esperar que coza uns 8 a 10 minutos.
Retira-se do fogo e deixa-se arrefecer, escorre – se bem as sementes e colocam-se num recipiente de plástico, na parte do fundo do frigorifico perto das saladas (aberto se for possível). Assim sempre que vamos dar comida aos nossos pássaros não temos que estar sempre a cozer as sementes. Retiramos só o que calculamos que vamos gastar.
Este método é muito mais cómodo e rápido que as sementes germinadas.
Como preparar: Retiramos a porção que pretendemos utilizar do frigorifico e deixamos a temperatura ambiente durante alguns minutos, depois podem ser misturadas com couscous, com rebentos de brócolos, espinafres previamente cortados (miudinho), para criação esta mistura deve ficar húmida e solta.
Também podemos adicionar a esta mistura alguns medicamentos. Neste caso devemos adicionar uma pitada de açúcar de modo a disfarçar o sabor amargo que alguns medicamentos têm.
Comecei a dar este tipo de alimentação as minhas aves e foi ver as crias a crescer de dia para dia.
As sementes cozidas são uma grande ajuda para o desmame das crias.
Como os bicos ainda não estão treinados a descascar sementes mais resistentes esta são muito fáceis de descascar, fazendo assim com que as aves pequenas se habituem depois a descascar as sementes mais rijas. Também torna as sementes menos gordas o que alivia o fígado das aves.
Pode ser dado também quando temos aves gulosas que estejam viciadas em sementes pretas.

Sem comentários:

Enviar um comentário