Etiquetas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Híbridos parte 16



Carduelis cucullata x Serinus canaria



Carduelis flammea x Carduelis spinus



Serinus canaria x Pyrrhula pyrrhula



Carduelis flammea x Serinus canaria



Carduelis cannabina x Carpodacus mexicanus



Carduelis chloris x Carduelis flammea



Carduelis chloris x Carduelis flammea

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Híbridos parte 15



Loxia curvirostra x Carduelis chloris



Carduelis chloris x Serinus canaria



Serinus canaria x Carduelis flammea



Carduelis cucullata x Serinus Canaria



Carduelis flavirostris x Serinus canaria



Carduelis cannabina x Carpodacus mexicanus



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Bico-grossudo - Coccothraustes coccothraustes




Coccothraustes coccothraustes (Linnaeus, 1758), é o nome cientifico usado em zoológia, para referir-se ao comumente chamado Bico-grossudo. Sendo esta uma ave do género Coccothraustes dentro da familia Fringilidae. Tímido e dificil de observar, és um dos maiores, mais robustos e compactos fringilideos. De cor castanho-alaranjado, tem uma característica "máscara" preta, as asas são de cores heterogêneas, onde se destaca ima listra branca e o tom azulado das pontas. Vive em florentas densas. principalmennte de pinheiro, onde se alimenta de sementes duras, tipo pinhão, que as abre devido ao seu poderoso bico. Carl Linnaeus, em 1758 foi o primeiro a descrever a espécie para a ciência.

A espécie tem seis sub-espécies:


C. c. coccothraustes - Europa (excepto o sueste) e Ásia até à Mongólia
C. c. nigricans - sueste da Europa e sudoeste da Ásia até ao Cáucaso e ao Irão
C. c. buvryi - noroeste de África
C. c. schulpini - leste da Sibéria e Manchúria
C. c. japonicus - Japão e extremo leste da Sibéria (Kamchatka)
C. c. humii - Ásia central, abrangendo o leste do Afeganistão e algumas montanhas da China


Descrição
O Bico-grossudo, tem um comprimento entre 16,5 e 18 centimetros , ao passo que a envergadura varia de 29 a 33 centímetros. O peso ronda entre 48 e 62 gramas aproximadamente. As fêmeas têm geralmente mais pequenas, e portanto, têm menor tamanho e peso do que os machos.

Quanto à sua fisionomia, é descrito como um fringilideo típico, de figura robusta, pescoço grosso, cabeça redonda e grande, com bico forte e cônico, de aspeto metálico que deu origem ao nome. As pernas são curtas, de tom rosado claro. A cauda curta e bem inserida.

Os olhos são de um tom castanho, mas para entrar em mais detalhes, temos de voltar a 1957, ano em que Mountfort observa e anilha Bico-grossudos, para depois catalogar, quando observa, que os olhos visto de perto era de um castanho-avermelhado intenso. Além disso, ele também constatou que imediatamente após a morte, a cor dos olhos é branco, quando examinados à luz do sol pode ser definido como rosa ámbar.

Quanto à sua plumagem é digno de nota, que é muito mais marcante no sexo masculino do que o feminino (tons mais pálidos). Tem uma cor bonita, onde se destacam as suas asas e cabeça. De um modo geral, a cor da sua plumagem geral é castanha, com a cabeça de um tom alaranjado, que se sobrepões a uma tonalidade mais clara, os olhos de estam rodeado por uma "mascara" preta fina que se estende até ao bico, acompanhando a orla do mesmo descendo até á garganta, que também é negra. O pescoço e parte superior do mesmo (pescoço), é contornado por uma cor cinza. Toda a barriga até aos membros inferiores são de um castanho-claro, exceto das pernas até á cauda, que é um cinza esbranquiçado. As asas são bastante heterogêneas em cores, com as partes internas das mesmas tal como a zona do ombro, de um tom castanho-escuro. A meio, e desde o início para as pontas, as asas têm uma franja de penas primeiro branco, depois castanho-claro no final junto ao corpo. E finalmente, as pontas são pretas com reflexos em azul, roxo ou verde escuro. As penas da cauda começam por ser castanhas em cima e branco nas pontas, com penas negras nas extremidades. Na parte inferior as penas são brancas.




Destribuição
É uma espécie de distribuição paleártica, encontrada em toda a Europa e Ásia temperada ou Oriental (incluindo o norte do Japão), e no Norte da África (Marrocos, Tunísia e Argélia). Ocasionalmente, também foi avistado no Alasca, que é consideração aparição acidental.

No entanto, apesar de ser uma espécie amplamente distribuída em toda a Europa, o Bico-grossudo está ausente na Islândia, na maior parte das Ilhas Britânicas (excepto Irlanda), na maioria da Escandinávia, e em certas ilhas do Mediterrâneo.



Migração
O Bico-grossudo é parcialmente migratório, pois só os grupos que habitam mais a norte ou em zonas mais frias, migram para zonas mais quentes para passar o inverno juntando-se assim às populações locais. Em 1960, o ornitólogo K. H. Voous constatou esse facto. No entanto mais tarde, o ornitólogo Paulo Herroelen, observa que algumas das populações da Europa Central, como as da Bélgica, são mais sedentárias ou irregular na migração. Mais tarde, Bemis constatou que a unica população que não emigra é mesmo a que habita na Península-hibérica, à qual se junta os bandos vindos da Europa do norte e centro.






Hábitat
Normalmente, o Bico-grossudo durante a primavera vive em florestas caducifólias, com espécies de árvores de grande porte e de folha larga ricas em frutos ou sementes duras (ver, carvalho, faia, freixo, olmo, bordo), bem como parques e jardins grandes (mais raramente). Localmente também na floresta pura e mista de coníferas, embora o espectro de habitat pode ser ainda mais diversificado, oportuno, localizado em arbustos e jardins ou mesmo em espaços mais abertos, mas sempre com uma fonte básica de água.
Durante o outono e inverno, habitam florestas que forneçam mais alimentos, especialmente aqueles com a ameixa, cereja e teixos.


Alimentação
A sua diéta, basicamente consiste principalmente de sementes duras de árvores de grande porte, mas também ingere algumas fruta.
A força de esmagamento do bico deste pequeno pássaro equivale a uma carga de aproximadamente 30 a 48 kg, embora alguns autores digam 50kg. Deste modo, consegue abrir dois dos alimentos preferidos destes passaros caroços de cerejas w ameixas. Outros dos alimentos, preferidos são os pinhões, mas também conseguem abrir o caroço das azeitonas, para o qual precisam exercer forças entre 53 a 83 kg.
Os Bico-grossudos, geralmente formam pequenos grupos para se alimentar, especialmente no inverno.
Em suma, podemos concluir que o Bico-grossudo, pode variar muito a sua alimentação consuante a altura do ano. Alimentando-se mais de sementes no verão e inicio do inverno, rebendos e pequenas larvas na primavera e frutas no verão.

Reprodução
Abril é o início da época de reprodução, colocando as fêmeas cerca de 4-6. A incubação é realizada apenas pela fêmea (o macho fornece a comida), e dura cerca de 12 dias. Frequentemente levantada em pequenas colônias. As fêmeas apenas fazem uma postura por ano, mas em confições muito favoraveis podem chegar a duas.

Corte núpcial
Como foi descrito por Mountfort, os machos no inicio da primavera apresentam uma plumagem fofa e abundante, estando prontos para abordarem as fêmeas. O macho faz "ziguezague", afim de captar a atenção da fêmeas, que as vezes podem ser bastante hostis.
Quando, finalmente conseguem captar a atenção das fêmeas, eles evoluem a sua dança abrindo a cauda em leque e descaindo as asas, fazendo saltos pequenos ou vôo.. Em seguida, o macho escosta seu pico em direção ao ventre, como se tomando uma curva, mostrando a área cinza que apresenta sua plumagem na nuca. Por fim, e para fechar o cortejo, o macho abre suas asas e exibe-se para o sexo feminino, e consuma-se o acasalamento.


Ninho
A construção do ninho, começa no final de abril ou início de maio. O macho procura o lugar para começar a construir o ninho, num local meticulosamente escolhido e repetidamente visitado nas semanas antes do início da construção, até que ele finalmente decide colocar as primeiras estruturas do ninho enquanto a fêmea que vai completar no final. Os materiais utilizados são, basicamente, as hastes finas, radículas, líquenes, palhas, etc., Revestido no interior com pêlos. ficando com a forma de copo. O ninho pode ser construido numa altura variável, nunca menos de 3 m, sendo localizado geralmente entre 7 e 20 m, em árvores de grande porte.


Ovo
A postura é composta com cerca de 4 a 6 ovos, com 3 a 4 cores variadas, pode variar entre o azul claro e o cinza-esverdeado, tudo em cores pálidas, às vezes apenas cinza, mas sempre com pontos e manchas castanhas e tons escuros. Quanto ao tamanho, de acordo com pesquisa do ornitólogo britânico Jourdain feita com base em 100 ovos de Bico-grossudo no Reino Unido, apresentam algumas medidas entre 24'2 x 17'4 mm em média, com um máximo de 27'6 x 17'1 mm e um mínimo de 19'8 x 15'7 mm.


Filhotes
Ao nascer, desprovidos de plumagem, as crias do Bico-grossudo apresentam uma abundante "penugem" branca. Apresenta um bico amarelo, pele rosada. A dieta das crias é baseada em insetos e lagartas, que serão fornecidos por ambos os progénitores. As crias abandonam o ninho ao fim de 10 a 12 dias aproximadamente, mas continuam a seguir os pais durante mais 15 dias aproximadamente até serem completamente independentes.


Vocalizações e canto
Apresenta uma vocalização débil, que parece ser uma espécie de "zic" explosivo, também descrito como um "tsicc metálico", ou às vezes como um "tisc tisc" repetido em intervalos irregulares em pleno vôo, Ele também emite um curto "sib" suavemente ao mover-se entre os ramos das arvores.
Quanto ao canto, o Bico-grossudo, canta pouco, realiza um som semelhante á sua voz base, sendo curto e pouco elababolado é composto por pequenas notas melodiosas mas muito básicas. É descrito por, Tucker e Nicholson como Chi-Chi... Ter-ui-ui.
Embora a época mais ativa, seja entre o mês de fevereiro e junho, Mountfort registou alguns exemplares a cantarem fora desse período.
As fêmes, também podem cantar, embora de forma mais suave. Quando se sentem amaeçadas, lançam um som simbiliante "kiu", que passa a um penetrante "srriiit" quando capturados por um predador ou "apanhados/manuseados" pela mão humana.


Vôo
O Bico-grossudo, aprersenta um vôo rápido e directo em distâncias curtas, ao passo que me distâncias longas descreve uma ondulação acentuada e regular. No solo, enquanto busca alimento vai dando "saltinhos" voando para se esconder nas arvores ao minimo sinal de perigo.
Durante a primavera costuma capturar insetos em pleno vôo. A fisionomia do Bico-grossudo, apresenta uma silhueta caracteristica em pleno vôo, dando a sensação de ter as asas muito curtas para um corpo tão robusto, mostra bambém o branco da ponta da cauda. Nas suas movimentações de uma árvore para a outra, ou movendo-se de floresta para floresta, chega a atingir altitudes entre os 50 e os 100 metros, podendo mesmo chegar os 200 metros. Eles tanto podem voar sozinhos ou em pequenos grupos.

População, estado de conservação e ameaças
Apresenta uma grande população, embora não se consiga quantificar exatamente segundo a IUCN. A mesma entidade estima que com os dados disponiveis atualmente a redução de espécimes nunca será superior a 30% nos próximos 10 anos ou nas próximas 3 gerações.
A Birdlife International, estima uma população europeia entre os 2,4 e os 4,4 milhões de cais reprodutores.
Desde 1988, quando a espécie foi catalogado pela por Collar e Andrew, o Bico-grossudo é uma espécie cujo o estado de conservação é "pouco preocupante". A mesma definição foi dado pela Birdlife International nas seguintes revisões de 2000 e 2008.
Um dos factores de ameaça sobre o Bico-grossudo, é básicamente a destruição do seu habitat , outro é a caça ilegal.

Comportamento

O Bico-grossudo, é uma espécie timida e evaziva, portanto dificil e observar. Em dias de sol e boas condições atmosféricas varia um pouco a sua conduta, alturas em que se torna mais vizivel. Passa a sua vida nos ramos mais altos das árvores, sobretudo na época de criação, altura em que se torna muito dificil a sua observação e estudo.
Durante a sua vida, práticamente só desce ao solo quando vai procurar alimento, ou para ir beber. E como é um passaro que não gosta muito de descer ao chão, o Bico-grossudo nesecita de desenvolver a sua vida junto a fontes de água.